CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK! Gostou do Trabalhe Embarcado? Indique! Clique aqui!

Empenho do governo no pré-sal não deverá atrapalhar biodiesel

Muito tem se falado no Pré-Sal, e uma pergunta fica no ar: Será que com a atenção voltada para o pré-sal, as pesquisas com Biodiesel vão acabar? Visitando o site Inovação Tecnológica, vi esse artigo, muito interessante.


Biodiesel a todo vapor


As atenções dispensadas ao petróleo da camada pré-sal não atrapalham o programa do biodiesel. Essa é a interpretação do diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Sérgio Beltrão. Segundo ele, o biocombustível vai continuar crescendo, como já estava planejado, e a iniciativa privada continua apostando no projeto.

"A sociedade global está querendo mudar o paradigma de consumo, seja por questões ambientais ou pela saúde pública", afirmou. No próximo ano, oito novas usinas de biodiesel devem entrar em funcionamento nos estados de Goiás, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Reaproveitamento de áreas degradadas

De acordo com Beltrão, o novo combustível tem espaço para crescer sem afetar a produção de alimentos porque o Brasil tem aproximadamente 90 milhões de hectares de pastagens degradadas e áreas já desmatadas. Ele destacou que a ideia de que o biodiesel usa comida para produzir combustível é completamente errada.

"O biodiesel é produzido a partir do óleo da soja, por exemplo. O que sobra é farelo, que alimenta a produção animal. Para cada litro de óleo, temos quatro quilos de farelo que vão virar proteína animal", explicou o diretor da Ubrabio.

Preço da limpeza

Apesar de apostar no crescimento da adição do biodiesel ao diesel consumido em todo o país, Beltrão reconhece que o produto é cerca de 30% mais caro. "Mas, para comparar o preço, é preciso considerar os gastos com saúde pública, em função das doenças provocadas pela poluição, e com os impactos ambientais", ressaltou o produtor.

Quanto à poluição, Beltrão lembrou que o biodiesel ajuda a diminuir a queima de enxofre pelo fato de se usar menos diesel devido à mistura, óleo combustível que é usado também como lubrificante Segundo ele, a chamada Agenda Conama - referência ao Conselho Nacional de Meio Ambiente - prevê a redução gradual de enxofre no combustível.

Atualmente, existem três tipos de classificação do diesel quanto a isso. Nas estradas, ele tem em geral 1.800 partes por milhão (ppm), nas regiões metropolitanas, 500 ppm e em algumas cidades, como Curitiba, 50 ppm.

Para 2013, está prevista a implementação do S10, com 10 ppm. "O biodiesel entra como um fator de melhoria da qualidade, podendo se antecipar às metas de qualidade do diesel", concluiu Beltrão.

Série HOW IT WORK nº 1 - Como funciona um FPSO?


Hoje, é sobre Como Funciona um FPSO. Se você é da área de Petróleo e não sabe o que é isso, está parado no tempo, estude! E se você já conhece, não conhecimento nunca é demais. Abaixo a introdução. Para baixar o arquivo clique no link abaixo dela.

Uma unidade flutuante de produção, armazenamento e escoamento, ou simplesmente, FPSO, é frequentemente utilizada para facilitar no processamento e armazenamento do petróleo explorado. O design da maioria das unidades flutuantes (FPSOs) está sob a forma de navios, que dispõem de equipamentos para o processamento da matéria-prima; o armazenamento do petróleo se dá na parte inferior da sua estrutura em um tanque duplo. Após o processamento, um FPSO armazena o petróleo ou gás para posterior escoamento via tanques que são ligados por tubos especiais.


Se você gostou da série, e tem domínio de inglês, ou até mesmo deseja praticar seu inglês, segue abaixo o link original.