CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK! Gostou do Trabalhe Embarcado? Indique! Clique aqui!

Megacalculadora para a Petrobrás

Para efeito de conhecimento e curiosidade, vi essa matéria no B2B Magazine, e achei legal compartilhar para mostrar o poderia tecnológico da Petrobrás. Isso mostra que na Indústria de Petróleo não é feita apenas de de Plataformas e Brocas, existe toda uma infra-estrutura gigantesca por trás que dá todo suporte para as atividades abrindo um mercado de oportunidades gigantesco

Para fazer simulações geofísicas e aprimorar a visualização de camadas geológicas do subsolo que devem suportar exploração e produção de petróleo, é preciso uma máquina robusta para fazer as contas. E a Bull fornecerá uma unidade do tipo para a Petrobras. Na última quarta-feira (18/11), a fornecedora de TI europeia anunciou que venceu a concorrência pelo novo supercomputador da companhia brasileira.

O supercomputador da Petrobras tem potência acima de 250 teraflops. Flop é a unidade utilizada para determinar o desempenho de uma máquina em cálculos científicos com pontos flutuantes. Uma calculadora simples, com quatro operações, tem dez flops. Um teraflop equivale a essa unidade elevada à potência 12.

O equipamento será uma das primeiras máquinas a serem instalados no datacenter da Petrobras, em construção Cidade Universidade do Rio de Janeiro. No momento da sua instalação, será um dos maiores computadores da América Latina. A compra faz parte do plano de negócios da companhia petrolífera – maior empresa brasileira –, que deve investir US$ 174,4 bilhões até 2013.

Câmara aprova a criação da Petro-Sal

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que autoriza o governo a criar a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S A - o primeiro do marco regulatório da exploração do petróleo da área do pré-sal. Foram 250 votos a favor e 67 contra. DEM, PSDB e P-SOL rejeitaram a proposta, por considerar a empresa " inútil " e " cabide de emprego " .


Considerada pelos governistas como " os olhos do governo no pré-sal " , a nova empresa pública será responsável pela gestão dos contratos de partilha de produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos localizados na nova província petrolífera. Caberá também a ela gerir os contratos para a comercialização do produto.

Para continuar a ler a reportagem, clique aqui

Estatísticas sobre o Mercado de Petróleo e Gás

Quem é que nunca precisou fazer um Trabalho de Faculdade ou algum relatório para o Chefe e não sabia onde encontrar dados sobre o Mercado de Petróleo?


Para isso, buscando atender suas necessidades disponibilizamos mais um recurso que temos na web mais que muitos nem conhecem. O site do IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo, tem uma categoria Biblioteca , na Sub Categoria MONITOR, onde Mensalmente saiu um Relatório sobre o setor. Vale a pena dar uma conferida!