CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK! Gostou do Trabalhe Embarcado? Indique! Clique aqui!


Atenção: Faltam Tecnólogos no mercado!



Faltam profissionais a nível de Engenheiro-Tecnólogo no mercado!


Pelo menos foi o que saiu na publicação deste mês na conceituadíssima revista de Gestão de Carreira, Você S/A que você pode ver abaixo:





É bem interessante pois mostra quais são os cargos com escassez de mão-de-obra qualificada, e o tipo de profissional que é necessário para preenchê-la. Existem muitas oportunidades na área Júrica, Financeira até TI, Geologia e Engenharia. Abaixo, em destaque, a falta de profissionais no cargo de Engenheiro-Tecnólogo.


A reportagem diz que essa posição é ocupada por Tecnólogos na Alemanha, porém no Brasil isso não aconteceu pois a profissão ainda não decolou. (O que eu acho um absurdo)

O Perfil desejado são para profissionais com até 3,4 anos de experiência com conhecimento técnico.

E os salários chegam a 5 mil reais.

Para visualizar essa box melhor, só clicar na imagem ao lado.




Comentério Pessoal:


A meu ver isso se dá por 3 fatores: Falta de Conhecimento das Empresas nas qualificações do Tecnólogo, culpa das universidades que venderam o curso mas não se deram ao trabalho de irem nas empresas para mostrarem sobre a profissão, a falta de um Sindicato forte para representar os Tecnólogos quando a Universidade não fizer esse papel e também de assessoria do próprio Tecnólogo, e para finalizar da falta de capacidade e experiência necessária do estudante e profissional para ocupar tais posições. Isso é em parte culpa da Univerisadade que muitas vezes oferece uma grade ruim e fraca para os padrões do mercado, do próprio aluno, que ao invés de estudar e se capacitar continuamente, prefere ficar bagunçando a aula e gastar o dinheiro com coisas supérfluas ao invés de investir num curso, como inglês por exemplo. Portanto, como consequência de todos esses fatores, a falta de abertura das empresas em aceitar profissionais para assim eles terem a experiência necessária. Pode-se dizer que é um ciclo e enquanto medidas não forem tomadas ou que Tecnólogos competentes forem entrando no mercado, isso vai perdurar por um bom tempo.

Obs.: Não estou tratando apenas a nível de Tecnólogos em Petróleo e Gás e sim Tecnólogos em Geral, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e etc. Embora existem áreas onde o Tecnólogo já seja bem aceito, como em T.I, Construção e Mecânica.




0 comentários: