CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK! Gostou do Trabalhe Embarcado? Indique! Clique aqui!

Quarto poço confirma potencial de Tupi

Fonte: Agência Petrobras
Data: 13/11/2009
64e625ac0832272189f066529208a4c6


A Petrobras concluiu a perfuração do quarto poço na área do plano de avaliação de Tupi e o resultado reforçou as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.


O poço, denominado 3-BRSA-755A-RJS (3-RJS-662A), está localizado em profundidade de água de 2.115 metros, a cerca de 265 km da costa do Rio de Janeiro e 18 km a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628 (1-BRSA-369), conhecido como Tupi.


Foi perfurada uma espessa seção (cerca de 250 metros) de reservatórios onde foi encontrado petróleo leve (cerca de 28º API), amostrado por testes em profundidades a partir de 4.900 metros. Está previsto para as próximas semanas o início dos testes de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios.


O Consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no plano de avaliação aprovado pela ANP. O plano prevê, além do teste de formação a ser realizado no referido poço, a perfuração de outros poços na área.


Atenção: Faltam Tecnólogos no mercado!



Faltam profissionais a nível de Engenheiro-Tecnólogo no mercado!


Pelo menos foi o que saiu na publicação deste mês na conceituadíssima revista de Gestão de Carreira, Você S/A que você pode ver abaixo:





É bem interessante pois mostra quais são os cargos com escassez de mão-de-obra qualificada, e o tipo de profissional que é necessário para preenchê-la. Existem muitas oportunidades na área Júrica, Financeira até TI, Geologia e Engenharia. Abaixo, em destaque, a falta de profissionais no cargo de Engenheiro-Tecnólogo.


A reportagem diz que essa posição é ocupada por Tecnólogos na Alemanha, porém no Brasil isso não aconteceu pois a profissão ainda não decolou. (O que eu acho um absurdo)

O Perfil desejado são para profissionais com até 3,4 anos de experiência com conhecimento técnico.

E os salários chegam a 5 mil reais.

Para visualizar essa box melhor, só clicar na imagem ao lado.




Comentério Pessoal:


A meu ver isso se dá por 3 fatores: Falta de Conhecimento das Empresas nas qualificações do Tecnólogo, culpa das universidades que venderam o curso mas não se deram ao trabalho de irem nas empresas para mostrarem sobre a profissão, a falta de um Sindicato forte para representar os Tecnólogos quando a Universidade não fizer esse papel e também de assessoria do próprio Tecnólogo, e para finalizar da falta de capacidade e experiência necessária do estudante e profissional para ocupar tais posições. Isso é em parte culpa da Univerisadade que muitas vezes oferece uma grade ruim e fraca para os padrões do mercado, do próprio aluno, que ao invés de estudar e se capacitar continuamente, prefere ficar bagunçando a aula e gastar o dinheiro com coisas supérfluas ao invés de investir num curso, como inglês por exemplo. Portanto, como consequência de todos esses fatores, a falta de abertura das empresas em aceitar profissionais para assim eles terem a experiência necessária. Pode-se dizer que é um ciclo e enquanto medidas não forem tomadas ou que Tecnólogos competentes forem entrando no mercado, isso vai perdurar por um bom tempo.

Obs.: Não estou tratando apenas a nível de Tecnólogos em Petróleo e Gás e sim Tecnólogos em Geral, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e etc. Embora existem áreas onde o Tecnólogo já seja bem aceito, como em T.I, Construção e Mecânica.




Você sabe que tipo de Engenheiro você é?


Estava navegando pela web, quando achei esse site muito interessante: Engenharia que Transforma. Ele é o blog do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), instituição referência na área de Engenharia no Brasil.

O que achei interessante nele, é que existe um teste que todos aqueles que gostam da área de Engenharia gostariam de fazer, com a seguinte pergunta: Que tipo de Engenheiro você é? Ele é muito bom para identificar qual é a que mais tem a ver com seu perfil e também para confirmar aquela área que você já sabia. Vale a pena fazer, a minha é Engenharia de Produção Mecânica, o que já imaginava. =P

Brasil poderá ser 6º maior produtor de petróleo em 2030

BBC - 11/11/2009

Ciclo do ouro negro


Um relatório anual da AIE (Agência Internacional de Energia) prevê que, graças às descobertas das novas reservas de petróleo na camada pré-sal, o Brasil passará a ser o sexto maior produtor mundial de petróleo em 2030, com 3,4 milhões de barris diários - atrás apenas de Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Irã e Canadá.

Segundo o relatório World Energy Outlook 2009 ("Panorama da Energia Mundial", em tradução livre), o país é o terceiro com o maior aumento percentual previsto na produção de petróleo, de 2,9% ao ano, entre 2008 e 2030.

O aumento da produção ficaria apenas atrás do aumento anual de 4,8% esperado para o Iraque, graças principalmente aos investimentos para a exploração das reservas já existentes, e dos 5,4% de aumento anual previstos para a produção canadense.

O mais recente levantamento The World Factbook, compilado pela CIA (a agência de inteligência americana), indica que o Brasil ocupa atualmente a 13ª posição no ranking mundial de produtores, com produção diária de cerca de 2,4 milhões de barris.
Queda no consumo de petróleo

A AIE espera um aumento anual de cerca de 1% na demanda global por petróleo até 2030, apesar de uma queda na demanda entre os países desenvolvidos.

De acordo com o relatório da organização, o consumo global de energia deve cair pela primeira vez em 2009 desde 1981, por conta da crise econômica global.

Mas a agência diz que, mantidas as atuais políticas de desenvolvimento, o consumo retomará rapidamente sua tendência de alta no longo prazo, acompanhando a recuperação econômica.

O relatório prevê um aumento anual de 1,5% no consumo de energia mundial entre 2007 e 2030, totalizando um aumento total de 40% no período.

Os principais motores desse crescimento da demanda, segundo a AIE, seriam os países da Ásia (incluindo a China e a Índia), seguidos dos países do Oriente Médio.

Apesar do crescimento da produção de energias alternativas mais limpas, a AIE prevê que o petróleo continuará como a principal fonte de energia mundial até 2030 - a participação do petróleo deverá cair apenas de 34% para 30% no consumo total de energia.

10,5 trilhões pelo meio ambiente

O relatório da AIE faz ainda um alerta sobre como o mundo deverá enfrentar as mudanças climáticas.

De acordo com a agência, o mundo precisará investir US$ 10,5 trilhões no setor de energia entre 2010 e 2030 para atingir o objetivo de limitar as emissões globais de gases do efeito estufa e impedir um aumento das temperaturas mundiais em mais de 2ºC.

O relatório adverte que cada ano de atraso na obtenção de um acordo para limitar as emissões somaria US$ 500 bilhões no custo total desses investimentos.

Ainda assim, diz a agência, se esse atraso for de alguns anos, ficará impossível cumprir a meta de limitar o aumento das temperaturas globais em 2ºC.

No mês que vem, líderes de todo o mundo devem se reunir numa conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhague, na Dinamarca, para tentar chegar a um acordo para limitar as emissões.

Freando o aquecimento

Há um consenso cada vez maior entre os países de que é necessário limitar o aumento das temperaturas globais em até 2ºC, acima do qual as mudanças climáticas podem se tornar imprevisíveis e irreversíveis. Mas ainda há grandes divergências sobre qual a maneira de se conseguir esse objetivo.

Para a AIE, "a cada ano que passe, a janela para ações sobre as emissões se torna mais estreita, e os custos de transformar o setor de energia aumentam".

"Um ingrediente crítico no sucesso dos esforços para prevenir as mudanças climáticas será a velocidade com que os governos ajam nos seus compromissos. A salvação do planeta não pode esperar", afirma a agência em seu relatório.

Segundo a AIE, se nada for feito para limitar as emissões e o aumento das temperaturas mundiais em 2ºC, os custos de adaptação do mundo aos efeitos do aquecimento global serão "várias vezes maiores" do que os custos dos investimentos para limitar as emissões.

"Os países que estarão na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas não devem perder isso de vista", recomenda o documento.

Oportunidade para Supervisor de Pintura

Oportunidade para trabalhar em uma multinacional da área de petróleo:

Supervisor de Pintura, para trabalhar offshore.

- Responsável pelo controle de qualidade do programa de pintura.
- Responsável pela coordenação dos pintores subcontratados offshore.
- Responsável pelo controle de custos e eficiência de pessoal do programa de pintura.

IMPRESCINDÍVEL:
- Experiência como inspetor de pintura nível II offshore EM EMPRESAS DE ÓLEO E GÁS.
- Inglês INTERMEDIÁRIO.
- Certificado de Inspetor de Pintura (ABRAC0/PETROBRAS) nível 2.

Interessados devem encaminhar currículo em português e inglês para: phameister@swiftoilandgas.com

Vídeo para Reflexão - A história das Coisas

Boa Noite Amigos Leitores,

É um vídeo nos alertando sobre o perigo que a sociedade do consumo nos impoe e as graves consequencias para o planeta terra, mostrando fatos e dados ALARMANTES!!! E conclui com um convite para pregarmos um mundo mais Sustentável e Verde. Eu já estou fazendo a minha parte conscientizando aqueles que estão a minha volta. E você? Divulgue para aqueles que estão a sua volta, isso mostra que você se preocupa com um mundo melhor. Cada um fazendo a sua parte, com certeza teremos um mundo melhor. Abaixo segue o vídeo.Para baixar, é só clicar neste link: http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=download

Turmas na Universag adiadas - Aproveitem!

Boa Tarde Amigos Leitores,


Os cursos de Instalação Submarina, QSMS, Perfilagem e Sísmica da Universag foram adiados! São excelentes cursos, ministrados por profissionais que atuam na área que ministram em grandes empresas.



Objetivo:

Capacitar e aplicar as técnicas utilizadas na instalação e construção de equipamentos submarinos nos campos de petróleo e gás, englobando os conceitos fundamentais, tecnologias e os principais tipos de equipamentos utilizados em instalações submarinas.

Público Alvo:

Matrículas abertas para todos os interessados das áreas de Engenharia, Tecnologia, TI, Logística, Gestão, Administração, Economia, Produção, e profissionais ligados as áreas Ambientais, Compras, Planejamento, Financeiro e demais áreas do conhecimento. Também poderão se inscrever todos os interessados em conhecer os conceitos e aplicações das técnicas em instalações submarinas.

Data de início do curso:

Início Sábado dia 28 de Novembro de 2009.

Carga Horária:

32 horas durante 4 sábados consecutivos (28/11, 5/12, 12/12 e 19/12/2009) das 10:00 às 18:00 horas.

Professor Convidado: Bruno Cypreste Nogueira Pinto - Idealizador de Cursos em Instalações Submarinas. Professor em cursos de aperfeiçoamento na área de Petróleo e Gás Natural. Planner de Projeto em Instalações Submarinas da Subsea 7 e atualmente em fase de especialização em Gerenciamento de Projetos na UERJ.



Objetivo:

Capacitar e mostrar a utilização da sísmica como instrumento de avaliação e monitoramento de reservatórios de petróleo e gás, suas correlações com a geologia, geofísica, reservas e mudanças espaciais ocorridas no interior das rochas reservatório.

Público Alvo:

Matrículas abertas para estudantes de todas áreas de Tecnologia, Engenharia, Geofísica e Geologia. Também poderão se inscrever todos os interessados em conhecer os conceitos e aplicações da sísmica.

Data de início do curso:

Início Sábado dia 09 de Janeiro de 2010.

Carga Horária:

32 horas durante 4 Sábados consecutivos (09/01, 16/01, 23/01 e 30/01/2010) das 11:00 às 19:00 horas.

Professor Convidado: Zaque Alves de Araújo Júnior - Coordenador de Gerenciamento Sísmico da Halliburton - Especialista em Geofísica.


Objetivo:

Capacitar e mostrar a utilização da perfilagem de poços de petróleo como instrumento de avaliação de reservas e volume reservatórios de petróleo e gás. Interpretar e aplicar os resultados dos diversos perfis, principalmente Raios Gama, Densidade e Sônico, suas correlações com o meio geológico, camadas permoporosas em subsuperfície, avaliação das formações e determinação do volume de hidrocarbonetos.

Público Alvo:

Matrículas abertas para estudantes de todas áreas da Tecnologia, Engenharia, Geociências, Hidrogeologia e demais áreas das Ciências Exatas. Poderão se inscrever todos os interessados em conhecer e entender os tipos de perfilagem utilizada em poços abertos e calculo do volume de reservas de petróleo e gás. Também se aplicam os mesmos métodos em poços de água para abastecimento comercial, industrial, agricultura e serviços de hidrologia. Exigido no mínimo o Ensino Fundamental.

Data de início do curso:

Início: Domingo dia 29 de Novembro de 2009.

Carga Horária:

32 horas durante 4 Domingos consecutivos (29/11, 6/12, 13/12 e 20/12/2009) das 9:00 às 17:00 horas.

Professor Convidado: Carlos H. Alexandrino - Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional.
Professor Convidado: Zaque Alves de Araújo Júnior - Coordenador de Gerenciamento Sísmico da Halliburton - Especialista em Geofísica.

Para visualizar outros cursos ministrados pela Universag, clique aqui e depois em mais cursos.


De olho nos Empregos - Oportunidades e Futuro parte 2




Oportunidade para Comprador

Empresa Multinacional contrata para COMPRADOR SENIOR

Reportando-se ao Gerente de Procurement, Materials and Logistics, suas principais responsabilidades serão:

* Negociação da compra nacionais e internacionais de equipamentos;
* Realização de cotação de preços para equipamentos na area offshore (equipamentos mecânicos, pintura, brocas, metal, etc.)
* Acompanhamento de toda a cadeia de suprimentos;
* Realização de follow-up de pedidos e entregas.

Perfil desejado

Para esta posição o candidato deve ter formação superior, pós-graduação será considerado um diferencial. Proatividade, dinamismo, facilidade de relacionamento, foco em resultados e comprometimento completam o perfil. Inglês avançado é necessário.

Para se candidatar favor enviar curriculo para brazil.offshore@yahoo.com.br
Colocando no assunto Comprador Senior-Macae

Apostila - Treinamento de Tecnicos de Operação - Módulo 2





Tópicos:


  • A história do Petróleo
  • Noções de Geologia
  • Curiosidades
  • Escada Geológica do Tempo
  • A chegada do homem
  • Estudo das Rochas
  • Meios de transportes e ambientes deposicionais
  • Bacias Sedimentares
  • Geologia do Petróleo
  • Teoria Orgânica
  • Condições Necessárias à acumulação de Petróleo
  • Prospecção de Petróleo
  • Métodos de Investigação