As entrevistas de emprego já deixam muitos candidatos com o cabelo em pé, mas quando a conversa com o empregador é em inglês o nervosismo e a falta de prática podem atrapalhar a busca por novas oportunidades na carreira. Para não perder a vaga, fique atento às dicas do coach de inglês para executivos e diretor da escola Outliers, Augusto Rocha.
"As dicas serão úteis principalmente para candidatos que já estudam o idioma, mas que ainda não são fluentes", explica Rocha. Porém, ele ressalta que o mais importante é nunca mentir sobre o nível de inglês. "Se descoberto, o candidato perde a credibilidade no ato", acrescenta.
Não conte apenas com a sorte. Prepare-se para a entrevista. (Foto: Thinkstock)
Veja cinco passos para se preparar para uma entrevista de emprego em inglês:
1º passo: Pratique respostas para as questões mais comuns em entrevistas de emprego
Saiba quais são as 10 perguntas mais frequentes, seja em inglês ou português:
- Tell me about yourself. / Me fale sobre você.
- Tell me about your 3 greatest achievements. / Fale sobre suas 3 maiores realizações.
- Are you satisfied with your career to date? / Você está satisfeito com sua carreira até hoje?
- Tell me about a difficult situation you have faced and how did you tackle it. / Me fale de uma situação difícil que você já se deparou e como você a encarou.
- What do you like about your present job? / O que você gosta no seu atual emprego?
- What do you dislike about your present job? / O que você não gosta no seu atual emprego?
- What are your strengths? / Quais são os seus pontos fortes?
- What is your greatest weakness? / Qual é o seu maior ponto fraco?
- Why do you want to leave your current employer? / Por que você quer sair do trabalho atual?
- Why should we hire you? Or Why do you think you are the best candidate for this position? / Por que deveríamos contratá-lo(a) ou Por que você acha que você é o melhor candidato para essa vaga?
2º passo: Treine o vocabulário relativo à áreaEstude o vocabulário em inglês correspondente à área de atuação da empresa e mostre ao entrevistados que você conhece o segmento ao qual faz parte. Faça uma lista com as palavras e termos mais comuns, leia artigos técnicos e publicações segmentados para não ser pego de surpresa.
Esteja pronto para falar sobre assuntos da atualidade. (Foto: Thinkstock)Esteja preparado para falar sobre assuntos relativos à indústria à qual a empresa pertence ou assuntos gerais da atualidade. Exemplo de perguntas nessa linha:
- What is your opinion about the financial crisis in Europe? / Qual é a sua opinião sobre a crise financeira da Europa?
- What is your view about the World Cup being held in Brazil? / Qual é a sua opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil?
- What do you think is the trend for retail companies? / Em sua opinião, qual será a tendência no mercado para empresas de varejo?
- Do you think the economical prosperity in Brazil will continue in the next 10 years? / Você acha que a prosperidade econômica no Brasil vai continuar nos próximos 10 anos?
- Do you think the real estate price will continue to raise in Brazil in the next years? / Você acha que o preço dos imóveis vai continuar a aumentar no Brasil nos próximos anos?
3º passo: Elabore um roteiro e treine a pronúncia das palavras. Elabore um roteiro com as perguntas, treine as respostas e certifique-se sobre a pronúncia correta, principalmente termos técnicos. Em caso de dúvidas, recorra a professores, amigos com maior nível de fluência ou procure na internet.
4º passo: Pesquise sobre a empresaPesquisar sobre a empresa demonstra interesse pela vaga e garante pontos a mais. Se for uma multinacional, acesse o site em inglês e pesquise sobre os produtos e o mercado. Se for uma empresa de capital aberto, busque dados de faturamento para fazer perguntas pertinentes sobre a empresa durante a seleção.
5º passo: Postura e ComportamentoNão se atrase. Em quase 100% dos casos, aquele que chega tarde a uma entrevista é eliminado no início do processo. Americanos e europeus, prováveis entrevistadores, são muito mais intolerantes a atrasos do que os brasileiros. Verificar a origem do entrevistador antes da seleção também é uma boa alternativa para se sair bem, levando em consideração os diferentes aspectos culturais.
Em hipótese alguma o candidato pode atrasar. (Foto: Thinkstock)*Com informações da assessoria de imprensa da Outliers.