Bombeio Mecânico
Na fase de produção, o petróleo pode vir  à  superfície  unicamente  devido  à  pressão dos fluidos existentes no interior da jazida. Nestes casos, os poços são chamados de surgentes. Quando isso não ocorre, é preciso suplementar a energia da jazida para elevar os fluidos do fundo do poço até a superfície. Neste caso os poços produzem por elevação artificial.
  O bombeio mecânico é um método de elevação artificial em que uma unidade de bombeamento  é  instalada  na  superfície,  próximo  à  cabeça  do  poço,  para transformar movimento  rotativo  de  um motor  em movimento  alternativo.  Este movimento alternativo é transmitido por meio de uma coluna de hastes de aço, colocada dentro da coluna de produção, para uma bomba que está localizada no fundo do poço. A bomba alternativa, localizada próximo ao fundo da jazida, fornece energia ao petróleo para elevá-lo até a  superfície.
Este método é usado para produção em poços de até 800 metros, localizados em terra, com vazão de até 180 metros cúbicos/dia. Embora possa produzir em poços de até 3.000 metros de profundidade, a  vazão  cai para até 20 metros  cúbicos/dia.
Outros métodos de elevação artificial muito usados para a produção de petróleo são Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP), Bombeio Hidráulico  (BH) e Elevação Pneumática ou Gas-Lift  (GL).
 
 
Postar um comentário