Cinco passos para Comunicar BEM
Saber transmitir uma mensagem de maneira clara, concisa e eficaz é hoje uma habilidade imprescindível para as lideranças.
Os cinco passos a seguir podem ajudá-lo a tornar sua comunicação mais eficaz. Utilize-os em suas reuniões de equipe, RACs e apresentações e observe os resultados. Você perceberá como uma boa comunicação faz a diferença!
1 – RESULTADOS
Que resultados você quer alcançar com a comunicação? informar? persuadir? instruir?
Para envolver audiências e direcioná-las à ação, você precisa comunicar claramente qual resultado você deseja. Comece com o OBJETIVO FINAL em mente.
2 - AUDIENCIA - Quem é o seu público-alvo?
Analise o público-alvo sempre que necessário para desenvolver uma estratégia que atenda às suas necessidades.
• Como ele se sente? • O que pensa? • O que influencia o seu pensamento? • O que influencia suas ações?
Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor você estará capacitado para movê-lo à ação.
3 – MENSAGENS
Quais as mensagens básicas (tópicos-chave) que influenciam a tomada de decisão do seu público-alvo?
Mensagens Básicas -> Atenção da Audiência -> Tomada de decisão
As pessoas são mais receptivas a prestar atenção se a mensagem despertar interesse e transmitir significado.
Ao estruturar seu discurso, escolha somente os tópicos que irão ajudá-lo a alcançar o resultado esperado. Use o objetivo final como um filtro para determinar quais mensagens (tópicos-chave) incluirá em sua comunicação.
4 – TATICAS - Qual é o meio mais eficaz de atingir o público-alvo?
Considere um conjunto de táticas que ajudem a expressar mensagens consistentes.
• Aprenda técnicas de apresentação (oratória) • Explore os recursos audiovisuais disponíveis • Busque a interatividade com a audiência
A liderança deve reforçar as mensagens várias vezes ao grupo (equipe). A repetição é importante para a assimilação do que realmente é importante.
5 – MENSURACAO - Como saber se você foi bem sucedido na comunicação?
A mensuração pode ser feita de várias maneiras e não necessita ser complexa, tomar muito tempo ou ter um custo alto.
Sugestões: - Converse individualmente com integrantes do grupo após a reunião (procure saber suas opiniões, expectativas); - Nas reuniões seguintes, procure questionar o grupo sobre os assuntos do encontro anterior; - Aplique avaliações curtas (impressas ou via e-mail).
Obter FEEDBACK é imprescindível no processo de comunicação.
Fonte: Acordo Coletivo
Os cinco passos a seguir podem ajudá-lo a tornar sua comunicação mais eficaz. Utilize-os em suas reuniões de equipe, RACs e apresentações e observe os resultados. Você perceberá como uma boa comunicação faz a diferença!
1 – RESULTADOS
Que resultados você quer alcançar com a comunicação? informar? persuadir? instruir?
Para envolver audiências e direcioná-las à ação, você precisa comunicar claramente qual resultado você deseja. Comece com o OBJETIVO FINAL em mente.
2 - AUDIENCIA - Quem é o seu público-alvo?
Analise o público-alvo sempre que necessário para desenvolver uma estratégia que atenda às suas necessidades.
• Como ele se sente? • O que pensa? • O que influencia o seu pensamento? • O que influencia suas ações?
Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, melhor você estará capacitado para movê-lo à ação.
3 – MENSAGENS
Quais as mensagens básicas (tópicos-chave) que influenciam a tomada de decisão do seu público-alvo?
Mensagens Básicas -> Atenção da Audiência -> Tomada de decisão
As pessoas são mais receptivas a prestar atenção se a mensagem despertar interesse e transmitir significado.
Ao estruturar seu discurso, escolha somente os tópicos que irão ajudá-lo a alcançar o resultado esperado. Use o objetivo final como um filtro para determinar quais mensagens (tópicos-chave) incluirá em sua comunicação.
4 – TATICAS - Qual é o meio mais eficaz de atingir o público-alvo?
Considere um conjunto de táticas que ajudem a expressar mensagens consistentes.
• Aprenda técnicas de apresentação (oratória) • Explore os recursos audiovisuais disponíveis • Busque a interatividade com a audiência
A liderança deve reforçar as mensagens várias vezes ao grupo (equipe). A repetição é importante para a assimilação do que realmente é importante.
5 – MENSURACAO - Como saber se você foi bem sucedido na comunicação?
A mensuração pode ser feita de várias maneiras e não necessita ser complexa, tomar muito tempo ou ter um custo alto.
Sugestões: - Converse individualmente com integrantes do grupo após a reunião (procure saber suas opiniões, expectativas); - Nas reuniões seguintes, procure questionar o grupo sobre os assuntos do encontro anterior; - Aplique avaliações curtas (impressas ou via e-mail).
Obter FEEDBACK é imprescindível no processo de comunicação.
Fonte: Acordo Coletivo
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